quarta-feira, 21 de maio de 2014

Por que os moradores de Laginhas irão interditar a RN-118 no dia 31 de maio?




Por meio de um relato histórico, o Distrito Laginhas expõe toda a sua luta  para conseguir a tão sonhada Adutora. A luta do povo é antiga, mas intensificou-se a partir do ano de 2008. Entenda como tudo começou:

- 16 de janeiro de 2008: moradores de Laginhas, liderados por Antônio Cândido dos Santos interditam a RN-118 para pedir água.
- 19 de outubro de 2011:o Distrito Laginhas perdeu o jovem Gilson Enedino da Silva, morto tragicamente, tentando trazer água da barragem de Laginhas para as residências da comunidade, ocasião em que bandidos armados tentavam furtar a bomba d’água do reservatório. Crime impune. Até hoje justiça não foi feita. Amigos e familiares acreditam que esse crime poderia ter sido evitado se já existisse a Adutora.
- 26 de maio de 2012: Governadora Rosalba Ciarline assina ordem de serviço para construção da Adutora do Distrito Laginhas. Na ocasião a governadora disse em seu discurso que em seis meses a Adutora de Laginhas estaria pronta.
- 10 de maio de 2013: moradores de Laginhas reclamam que a estrutura da 1ª caixa d’água, montada para recepcionar a água vinda do Rio Piranhas estava insegura, podendo cair. Dias depois a estrutura foi desmontada. Prejuízo material.
- 06 de julho de 2013: moradores de Laginhas interditam novamente RN-118. Um protesto pela demora nas obras da adutora e diversas reivindicações para comunidade.
- 10 de janeiro de 2014: Governo do Estado paralisa os serviços da Adutora e consequentemente, a suspensão do Contrato N.º 006/2012 – SEMARH, firmado entre a empresa Canteiros Construções Ltda., e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, que tinha como objeto a Implantação do Sistema Adutor de Laginhas, no município de Caicó/RN.
- 27 de janeiro de 2014: Moradores de Laginhas denunciam que projeto da caixa d’água que foi desmontada por não oferecer segurança seria executado pela segunda vez, entre a Subprefeitura de Laginhas e a residência da Sra. Maria José (Dete). Alerta de riscos.

 - 11 de fevereiro de 2014: estrutura da caixa d’água, que foi denunciada desaba e quase provoca uma tragédia em Laginhas. Grande prejuízo material e muita indignação por parte da população.

- 21 de março de 2014: Governo do RN paga fortuna para emissão de laudos técnicos. O Governo resolveu pagar R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) para emissão de laudos técnicos sobre a ruptura da Caixa D’água de Laginhas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário