quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ADUTORA DO DISTRITO LAGINHAS: SONHO OU REALIDADE?



Fruto de uma luta encabeçada no ano de 2008 por Antônio Cândido dos Santos, juntamente com alguns moradores do Distrito Laginhas, em forma de protesto pela falta de água na comunidade, quando na ocasião, interditaram a RN 118, que liga a cidade de Caicó-RN a Jucurutu-RN,  a tão esperada Adutora aparece nos dias atuais como sonho e também como realidade.
Para que todos entendam a situação do projeto, segue a seguinte explicação: as obras relativas à construção da Adutora do Distrito Laginhas divide-se em duas frentes, ou seja, são duas licitações distintas: a primeira Licitação destina-se à construção do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito Laginhas. Já a segunda Licitação destina-se à ampliação e melhoria da rede de distribuição de água do Distrito Laginhas.


SITUAÇÃO ATUAL DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO DISTRITO LAGINHAS

Como filho natural do Distrito Laginhas e cidadão brasileiro, exercendo um direito previsto na Lei Federal nº 8.666/93, art. 4º, que prevê dispositivos para o cidadão ter acesso às contas públicas e aos processos licitatórios, resolvi percorrer o trajeto da Adutora e analisar de perto a situação atual desta obra, onde pude observar o seguinte: a obra está sendo executada pela Empresa Canteiros de Obras Ltda e possui uma equipe de 16(dezesseis) homens trabalhando no projeto e já está muito próximo do término pelos seguintes fatores: a obra abriga em seu cronograma de execução, a colocação de 20Km de canos de ferro fundido, dos quais mais 19Km já foram colocados. Para colocação desses canos foi necessário à montagem de blocos de concreto para sustentação dos mesmos, juntamente com abraçadeiras e também a construção de caixas de descarga, que serve para retirada de ar das tubulações. Em alguns trechos foram necessários detonações, devido à natureza do terreno, em outros, como o localizado na chamada “barragem dos paus” foi necessária muita perícia devido ao pequeno espaço para acesso das máquinas. Próximo ao Rio Piranha está sendo construída a estação elevatória, que serve para o tratamento da água a ser captada no Rio Piranha e também para a distribuição da água por meio de bombas até o Distrito Laginhas. A estrutura da estação elevatória não é das mais simples, onerando certo tempo para sua construção, contudo um dos funcionários, que preferiu não se identificar, garantiu que tão logo seja terminado o restante do encanamento (cerca de 1Km), toda equipe deslocar-se-á para construção da estação. Em síntese, pude observar que esta obra está migrando de um SONHO para REALIDADE, visto que já está com mais de 90% concluída  e os trabalhadores estão empenhados, desejando também o término da adutora, em virtude de serem moradores do Distrito Laginhas.
  Tubulações da adutora e caixa de descarga de ar/ Foto: Zé Filho


Trajeto Rio Piranha/Distrito Laginhas/ Foto: Zé Filho


 Estação elevatória/ Foto: Zé Filho


Rio Piranha: local de captação da água/ Foto: Zé Filho



SITUAÇÃO ATUAL DA AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DISTRITO LAGINHAS

As obras estavam sendo feitas pela Empresa Canteiros de Obras Ltda, mas teve o contrato rescindido em virtude do não cumprimento do cronograma de execução. De acordo com o CONTRATO N.º 024/2013-SEMARH/PSP, a nova empresa responsável pela execução dos trabalhos é a GTA CONSTRUÇÕES LTDA e para tanto foi estipulado um prazo de 5 (cinco) meses para conclusão do projeto. A contagem do prazo teve início em 02 de setembro de 2013, com previsão de término em 01 de fevereiro de 2014.
O cronograma de execução da obra, que abriga como pontos principais a substituição de todo encanamento da comunidade e ainda a construção de uma grande caixa d’água, pouco evoluiu nesse período, dando a entender que a obra foi abandonada pela GTA CONSTRUÇÕES LTDA pelos seguinte fatores: durante esse período a empresa colocou apenas as caixas de PVC, que irá recepcionar os hidrômetros de água nas residências. Para tanto, trabalhou na comunidade durante uma semana, motivada por uma possível visita da governadora Rosalba Ciarline ao canteiro de obras; os canos que estavam na comunidade foram retirados do local por caminhões; a residência que estava alugada para fins de escritório e depósito de materiais foi devolvida ao proprietário, ou seja, a obra está totalmente abandonada e por enquanto para população laginhense, esta obra ainda é um SONHO.

 Serviço executado pela GTA/ Foto:Zé Filho


Placa na entrada de Laginhas/ Foto: Zé Filho

Por: Zé Filho

Um comentário:

  1. Zé Filho estou pensando que vamos ter que interditar a RN 118 novamente, para que os políticos vejam a nossa necessidade, pois este ano tem eleições e chegou a hora de darmos uma resposta nas urnas a esses políticos que só visam os seus interesses e a população que se exploda.

    Antônio Cândido dos Santos

    ResponderExcluir