domingo, 15 de janeiro de 2012

Equipe do Corinthians de Caicó homenageará Manoel Torres no Campeonato estadual


Por Anna Ruth Dantas

Na estréia do Campeonato Estadual a equipe do Atlético Clube Corinthians fará uma homenagem ao ex-prefeito de Caicó Manoel Torres, que faleceu hoje. A confirmação veio do presidente do clube, vereador Lobão.
Conheça a trajetória do político Manoel Torres, no relato do blog de Robson Pires:
Biografia
Manoel Torres nasceu em Caicó, no dia 15 de fevereiro de 1918, filho de Paulino Batista Pereira Torres e Maria Marcolina de Oliveira Torres e com nove irmãos. Casou-se em 1942 com a natalense Oscarina de Oliveira Torres, que conheceu em Serra Caiada durante o trabalho como empresário.
Dessa união nasceram seis filhos: Ozelita (médica residente em São Paulo), Lígia (médica residente em Natal), Carlos Torres (Galileu) (assessor político), Manoel Torres Filho (agropecuarista), Jussara (enfermeira) e Marco Torres (Carrossel) (falecido). A ex-primeira-dama faleceu em novembro de 2008.
Trajetória política
Manoel Torres de Araújo fundou em 1945 ao lado dos irmãos, do monsenhor Walfredo Gurgel, do coronel Joel Dantas, de Plínio Saldanha e outros políticos da época o PSD (Partido Social Democrático), liderado no estado pelo senador George Avelino e por João Câmara.
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954 e reeleito nas duas legislaturas seguintes. Em 1968 disputou a prefeitura de Caicó e perdeu por 72 votos para o advogado Francisco de Assis Medeiros (Doutor Chiquinho).
Quatro anos depois voltou a disputar a prefeitura de Caicó e ganhou de Vivaldo Costa com uma maioria de 75 votos. Em 1988 aproveitando que o seu sistema adversário estava dividido com duas candidaturas, lançou-se candidato e ganhou a prefeitura novamente. A chefia do Executivo na época era disputada por Sílvio Santos (apoiado por Vivaldo Costa) e Francisco Pereira (apoiado por Irami Araújo).
Em 1994 foi indicado como suplente numa chapa que elegeu Geraldo Melo como senador, mas não foi prestigiado, não chegando a assumir em nenhum período o senado da República. Em 1996 perdeu a disputa pela prefeitura para Vivaldo Costa. Quatro anos depois foi candidato a vice-prefeito de Roberto Germano e ajudou a derrotar Vivaldo Costa.
Cabe destacar Manoel Torres de Araújo foi quatro vezes deputado estadual, duas vezes prefeito de Caicó (1973-1975 e 1989-1992), primeiro suplente de senador da República e ainda vice-prefeito de Roberto Germano. Na atuação parlamentar o destaque fica, dentre outras matérias, para os projetos que instituíram as emancipações políticas de São Fernando e Timbaúba dos Batistas.

Sepultamento do ex-prefeito Manoel Torres será amanhã, velório começará hoje a tarde

O sepultamento do ex-prefeito de Caicó Manoel Torres será amanhã às 16h no cemitério Campo Jorge, em Caicó. O velório de um dos grandes líderes políticos do Seridó, que faleceu hoje em Natal, começará na tarde deste domingo no Salão Nobre do prédio da antiga Prefeitura de Caicó.
O ministro da Previdência Garibaldi Filho confirmou que irá ao velório. Já a governadora Rosalba Ciarlini informou que irá ao sepultamento.

Prefeito de Caicó decreta luto de três dias pelo falecimento de Manoel Torres

O prefeito de Caicó, Bibi Costa, decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-prefeito da cidade Manoel Torres.
O político do PMDB faleceu hoje na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas. Manoel Torres foi prefeito de Caicó e deputado estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário