Por Francisco Francerle, do Diário de Natal
Ela
saiu de uma estrutura consistente como a UFRN, considerada uma das
melhores universidades do país, com a missão de gerenciar o sistema
gigantesco e inoperante da Secretaria de Educação do Estado, cujo ensino
é considerado um dos piores do país. Ao final do primeiro ano de
gestão, a secretária de Educação, Betânia Ramalho, fala à reportagem do
Diário de Natal como está administrando essa contradição tentando
reverter um quadro tão desfavorável.
Ao fazer um balanço e desenhar projetos para este ano, ela olha para
trás e lembra que, ao pisar no prédio da Secretaria, foi recebida com
uma greve de professores que terminou sendo a maior da história e trouxe
incalculáveis prejuízos para a população. Mas afirma:
"Daqui
pra frente, a tolerância com greve vai ser zero. Os professores e
sindicato vão pensar duas vezes na hora de implementar o movimento
porque se os trabalhadores têm garantidos seus direitos como piso
nacional não há razão que justifique isso. Mas, se por algum motivo vier
a greve, a governadora deverá assumir a linha de frente porque será uma
greve sem salários", avisa a secretária.
Para
2012, ela cita a inserção de projetos no Banco Mundial da ordem de U$
92 milhões, que deverão servir para impactar e modernizar a educação no
estado. Betânia anuncia reformas de cinco Caics, continuação da
construção de dez 10 Centros Profissionalizantes, ampliação e reforma
das 57 escolas para o desenvolvimento do projeto Brasil
Profissionalizado, construção de seis escolas em centros de alta
densidade demográfica e comunidades de poder aquisitivo baixo, além de
uma completa reforma nas Escolas Estaduais do Atheneu Norte
Riograndense, Churchill e Anísio Teixeira.
Entre
suas metas para 2012, ela também cita o início da implantação do Ensino
Médio Inovador, utilizando o contraturno escolar. Mas um projeto terá
sua marca: o SIGA Educar, uma tecnologia adquirida da UFRN, em parceria
com o governo federal que deverá modernizar todo o sistema de
informatização da educação no estado que ela compara a uma cidade pelos
números:310 mil alunos, 700 escolas, 28 mil professores ativos e não
ativos.
Que balanço faz do seu primeiro ano de gestão?
Foi um primeiro ano de imersão em um mar de problemas, tentando fazer com que eles fossem sendo equacionados com a máquina andando, porque não podemos parar. Temos que continuar andando e consertando, mas a pior maneira de trabalhar é trabalhar por impulso, apagando incêndio e foi isso que fizemos porque tudo foi resultado de um total falta de planejamento em todas as áreas, fruto de um processo de descontinuidade provocado por dez gestores em oito anos.
Que balanço faz do seu primeiro ano de gestão?
Foi um primeiro ano de imersão em um mar de problemas, tentando fazer com que eles fossem sendo equacionados com a máquina andando, porque não podemos parar. Temos que continuar andando e consertando, mas a pior maneira de trabalhar é trabalhar por impulso, apagando incêndio e foi isso que fizemos porque tudo foi resultado de um total falta de planejamento em todas as áreas, fruto de um processo de descontinuidade provocado por dez gestores em oito anos.
Agora,
não podemos criar a falsa expectativa de que em pouco tempo
resolveremos todos os problemas. No primeiro ano trabalhamos quase doze
horas seguidas e vamos continuar nesse pique, mas prejuízos tão graves
não se resolvem com pouco tempo. Afinal, estamos gerenciando uma cidade
com uma grande população de 310 mil alunos, 700 escolas, 28 mil
professores entre ativos e não ativos, 18 mil ativos.
Se você tem infraestrutura, merenda, transporte escolar, livro didático de boa qualidade encaminhado pelo governo federal, onde está o problema?
Se você tem infraestrutura, merenda, transporte escolar, livro didático de boa qualidade encaminhado pelo governo federal, onde está o problema?
É
que pode ter tudo isso, mas se não tiver o profissional para cobrir
,não Há poucos dias, Consult/Sinduscon divulgaram pesquisa colocando a
educação como um dos piores problemas de Natal, pela falta de
professores e estrutura física das escolas.
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