sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

“Prisão de mensaleiros rompe tradição de impunidade no Brasil”

Presidente do STF afirmou também não ter a ilusão de que prisões vão mudar o comportamento da classe política

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, disse nesta quinta (19) que a prisão dos condenados no julgamento do Mensalão representa o rompimento de uma “tradição de impunidade que beneficiava historicamente a classe política brasileira”. Neste ano, além de condenar José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e cia, o Supremo determinou a prisão do deputado Natan Donadon, o primeiro parlamentar encarcerado por decisão da Corte desde a Constituição de 1988.

joaquim-barbosa

Barbosa ainda disse que, apesar da quantidade de mensaleiros presos, a detenção deles não pode ser considerada “banal” e admitiu não ter “ilusão” de que a classe política possa mudar suas atitudes após a prisão dos mensaleiros. “Não tenho ilusão quanto a isso não”, afirmou o ministro.
Para ele, independentemente de o processado ser parlamentar ou banqueiro, “desde que demonstrada a violação de normas penais, não há porque se criar exceções para A, B ou C em função dos cargos que exercem”. “Essa é a novidade deste ano, o rompimento com uma tradição longa”, completou.

Fonte: Transparência Política

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário