segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Câmara de Porto Alegre aprova exigir ficha limpa de servidores

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em segundo turno, na sessão desta segunda-feira, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que proíbe a nomeação ou a designação, para cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento, nas administrações direta e indireta, de pessoa inelegível em razão de atos ilícitos. A proposta, chamada de Ficha Limpa do Município, foi apresentada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT).
Oliboni afirma que o projeto é "um pequeno instrumento" que pode contribuir para conferir mais credibilidade aos poderes Executivo e Legislativo da capital gaúcha. "Em recente pesquisa, ficou constatado que a classe de maior descrédito perante a sociedade é a classe política", diz, na Exposição de Motivos do projeto. O vereador aponta como avanço a aprovação, no Congresso, da Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, cujo objetivo é "afastar da política políticos que não cumpriram com as responsabilidades às quais estão submetidos".
"A política e a moral, embora possam expressar ações e comportamentos humanos distintos, são igualmente importantes para a ação humana no sentido da transformação social", declara Oliboni. Segundo o vereador, é "de extrema relevância" que a classe política tenha o prestígio da sociedade a qual representa, "tendo em vista que a saúde desta está intimamente conectada com a saúde daquela". 

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário