quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Com metade de funcionários, folha da AL supera Polícia Civil



Por Dinarte Assunção

Com 638 cargos comissionados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte dispõe de folha de pagamento superior ao distribuído a uma das corporações mantenedoras da segurança pública do Estado, a Polícia Civil, que tem 1.350 policiais.

Em 2011, o Legislativo pagará aos seus servidores R$ 71,3 milhões, 11,75% a mais do que a folha de pagamento da Polícia Civil, orçada em R$ 63,8 mi, conforme dados do Portal da Transparência.
Ambos os números de servidores são, contudo, maiores. Na Polícia Civil, há técnicos e agentes que ganharam na Justiça o direito de receberam de acordo com nivelação de policial civil em virtude do trabalho prestado em delegacias. O sindicato da categoria, o Sinpol, não soube precisar esse número.
Já na Assembleia Legislativa, há ainda os servidores efetivos, cuja lista não é de domínio público. Se considerarmos que todos os 156 servidores efetivados por atos secretos entre 1982 e 1992 ainda estão na Casa, o número salta para 794 pessoas.

A nomeação dos 156 servidores é considerada secreta porque não houve publicidade dos atos, tampouco concurso público. O Ministério Público Estadual move 21 ações contra esses atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário